quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Um agachon à medida...

Vou descrever aqui uma das capturas do Encontro do Pescasub:
Eu e o Carlos optamos por ir para Sul e nadar contra a corrente enquanto que todos os outros concorrentes nadaram para Norte. A visibilidade estava muito má e dada a distancia a que estávamos da costa, não tínhamos a mínima noção do que estava no fundo. A corrente era muito forte, querendo dizer que ir ao fundo e ter de deixar lá a espingarda, era quase certo nunca mais a ver. A táctica foi simples, fomos mergulhando alternadamente até encontrarmos uma baixa. Depois foi poitar a bóia para não perdermos a zona com a corrente.
Primeiro passo foi explorar os buracos da baixa, que acabou por não resultar em nada. Segundo passo foi optar pelo agachon. Apareciam alguns exemplares de tainha na superfície, mas pequenas, enquanto que as grandes andavam pelo fundo. Combinamos fazer agachons mais ou menos ao mesmo tempo, mas separados um do outro em mais ou menos 5/6 metros a uma profundidade de 8 metros.
Faço sinal ao Carlos e mergulhamos os dois. Chego ao fundo e fico parado a olhar para zona de fora da baixa. Passados uns segundos aparece um belo cardume de “petroleiros”, deixo-as aproximarem-se e escolho a mais gorda… puf!!! Mesmo atrás da guelra, tiro perfeito. Assim que recupero o peixe, ouço puf!!! Era o Carlos, o cardume seguiu o seu caminho e depois do meu tiro passou à frente dele que também não falhou.
Chegámos os dois à superfície com dois excelentes exemplares que naquela altura se a prova tivesse acabado naquele preciso momento teria nos colocado em primeiro lugar.

Sem comentários: